O maior mito da rede hoteleira

Tenho para mim que um dos maiores mitos da rede hoteleira brasileira, quiçá mundial, é o tal do “se você vai reutilizar essa toalha, deixe-a pendurada. Ajude-nos a economizar água”. O texto pode variar, é claro, mas a mensagem é sempre essa: se você deixar a sua toalha pendurada, ninguém vai colocá-la para lavar. Caso você queira uma limpinha, basta deixar a antiga em algum lugar pré-determinado (normalmente é no chão ou em cima da pia). Acontece que eu nunca vi isso se concretizar.

placa toalhas_Go Inn
A famigerada plaquinha do SAVE WATER

Escrevo esse texto diretamente do meu hotel em Goiânia. Cheguei sexta à noite, vindo de Uberaba, e faço check-out daqui a pouco. Estou hospedada no Go Inn, rede de hotéis econômicos e que me abriga pelo segundo ano consecutivo. Ontem, cheguei no meu quarto cansada e querendo tomar um banho depois de ficar com poeira da cabeça aos pés por conta das atividades do Rally dos Sertões. Deixei a toalha que usei pela manhã esticada na cadeira para secar e sinalizar que, não, eu não queria uma nova. Entrei no quarto e ela continuava assim, um bom sinal. Quando fui para o banheiro, porém, a profecia se concretizou: além da toalha extra que já estava no meu quarto ontem, adicionaram uma nova. Ou seja: no momento eu tenho TRÊS toalhas de banho, mas continuo usando a mesma que estava pendurada em cima da cadeira.

toalhas_Go Inn
A prova do crime: três toalhas para uma única pessoa. Já estou pensando em usar uma para cada parte do meu corpo para fazer valer a super lotação

Eu chego a pensar que o tal “deixe sua toalha pendurada caso não queira uma nova” é uma grande pegadinha que os hotéis pregam na gente. Mas o mais óbvio é que tudo não passa de uma ação de boas relações com os clientes, um pequeno greenwashing, então pra quê treinar os funcionários sobre essa questão, não é mesmo? É tipo quando a gente vai no McDonalds, separa os lixos direitinho e de repente vem um funcionário e joga todo o conteúdo de uma bandeja em uma só lixeira.

Eu gostaria mutíssimo de chegar ao meu quarto de hotel um dia e me deparar com minhas toalhas de banho penduradas, do jeitinho que eu deixei, e nenhuma peça nova no banheiro. E se eu quiser uma toalha limpa? Bom, aí é só eu seguir a recomendação da plaquinha no banheiro e deixar a antiga no chão ou na pia.

Atualização: ficamos quatro noites no hotel em Bonito e todo dia tinha toalha nova no quarto. TODO DIA.

Escrito por

Carioca apaulistada, jornalista, 26 anos. Gosta de escrever, viajar e um monte de outras coisas que não caberia nessa descrição.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s