Nina

edimburgo_Prince St_Escócia

Quando fui viajar pelas ilhas, lá pelo lado da Grã-Bretanha, ainda estava no vício do disco Chico, do Chico Buarque. Todas as músicas eram minhas preferidas, mas eu tinha um carinho especial por Nina – Nina, cuja pele era da cor de neve e os dois olhos, negros como breu.

Eu estava na Escócia quando conheci uma Nina. Antonina, na verdade, mas todo mundo a chamava de Nina. Nina morava em alguma cidade no litoral da Inglaterra, talvez Bournemouth – provavelmente não era Bournemouth, mas começava com B. Era lá que ela fazia faculdade, provavelmente de alguma coisa parecida com Artes.

O que importa nisso tudo é que assim que Nina chegou no quarto do albergue, sentou-se na cama e nos disse “Hello, I’m Nina, I’m from Russia”, meus olhos brilharam. Porque Nina tinha a pele co de neve e dois olhos negros como o breu. E talvez eu não tenha mencionado lá em cima, mas em certo trecho da música o Chico canta que “Nina anseia por me conhecer em breve, me levar para a noite de Moscou”,  o que significa que essa Nina é russa, certo? Então basicamente a Nina que estava no quarto do meu albergue ERA A NINA DO CHICO BUARQUE.

Conversei com ela algumas vezes, sempre com um olhar de devoção. Até que uma noite tive coragem de contar toda a história da música. Nina riu e na mesma hora contou sobre ser Antonina, não Nina.

Li por aí que Nina, a canção, foi inspirada pelo filme Ninotchka, com Greta Garbo. Podem falar isso o quanto quiser, mas eu sei a verdade, Chico Buarque: sei que Nina é, na verdade, uma possível estudante de Artes possivelmente morando em Bournemouth e que, em abril de 2012, visitou Edimburgo e se hospedou no Caledonian Backpackers.

Escrito por

Carioca apaulistada, jornalista, 26 anos. Gosta de escrever, viajar e um monte de outras coisas que não caberia nessa descrição.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s