Tudo o que você ouviu sobre a gastronomia italiana é verdade

São 23h de uma segunda-feira e eu estou vendo Comer, Rezar e Amar. No momento, Julia Roberts está em Roma comendo feito uma condenada e quem sou para julgar? Fiz a mesmíssima coisa quando estive na Itália, no ano passado e não poso dizer que não sinto saudades, vez ou outra, das massas que comi por lá.

massa_roma
O primeiro prato em Roma: um carbonara bem bom do Spaccio Pasta, que fica perto do Coliseu

 

Não comemos em NENHUM restaurante ruim. Até aquele ao lado do Vaticano, onde as massas tinham jeito de requentadas, era gostoso. A pizza perto da Fontana di Trevi também era gostosa, embora as de São Paulo sejam melhores, sinto dizer. Por isso achamos melhor focar nas massas.

E era massa quase todos os dias – no almoço e no jantar. Vinho acompanha sim, por favor. Vinho e massa, como não amar? Enquanto isso eu vejo Julia Roberts matar um prato de macarrão com molho de tomate. Mas não tem massa afogada em molho, esqueça isso. Por lá o molho só vem na medida exata para dividir seu sabor com o da massa, não para anulá-la. E regra número um: carbonara é sem creme de leite!

vinho_monteveglio

 

Contrariando todas as dicas, fomos jantar em algum restaurante da Piazza Navona, mas não lembro direito qual. Na verdade, de pouquíssimos eu lembro o nome e normalmente recorro ao Instagram para me ajudar. Péssima blogueira, eu sei.

Mas a Piazza Navona. Dizem que em lugares mais badalados os restaurantes são mais caros, típicos caça-turista, mas o que achamos foram valores compatíveis com todos os outros que frequentamos: uma média de 15 euros o prato, menos de 50 euros nós três mais o vinho. Claro que convertendo fica caro porque, vejam bem, o euro é caro, mas além da máxima “quem converte não se diverte”, também achamos os preços muito honestos. Italiano come bem e, aparentemente, não come caro. Claro, não estamos falando de um restaurante com xis estrelas no guia Michelin, mas quem realmente precisa disso quando vai achar um gnocchi 4 formaggi incrível na próxima esquina?

trattoria-del-borgo
Ovo crocante com trufa branca e creme de queijo da Trattoria del Borgo, em Monteveglio

Algumas poucas vezes eu deixei de comer massa e não me arrependi. Na Trattoria del Borgo, em um jantar especial em Monteveglio, pedi um ovo crocante que era uma coisa de louco. Acho que foi a primeira vez que comi trufa branca e agora eu entendo por que tem tanta gente no mundo apaixonado por trufas.

E enquanto estávamos em Elba, comi em um restaurante em Marciana cujo cardápio variava com os peixes que eram pescados naquele dia. Tudo fresquíssimo – o St. Peter estava uma coisa deliciosa.

20150406_135815
El Elba

E quando Julia Roberts vai fazer o Dia de Ação de Graças em algum lugar que lembra muito a Toscana, começo a recordar que mesmo as refeições que fazíamos na nossa casinha em Bolonha eram boas. Comprávamos molho pronto em alguma loja, massa e tentávamos fazer daquele jeitinho que tínhamos aprendido – pouco molho para não afogar a massa.

20150414_194218
Pão, salame, biscoitinho, vinho e burrata (aka o melhor queijo do mundo) para beliscar em casa

Não existe “estou de dieta” na Itália. Não existe só uma saladinha. Se você vai para a Itália, amigo, prepare-se para comer e beber muito bem. Não economize as calorias e pode meter o pé na jaca, sim. Coma massa, beba vinho, aproveite as pizzas, coma canoli. Aproveite tudo o que a gastronomia italiana tem para oferecer porque, amigo, você vai sentir saudade de tanta comida gostosa. Ô se vai!

Escrito por

Carioca apaulistada, jornalista, 26 anos. Gosta de escrever, viajar e um monte de outras coisas que não caberia nessa descrição.

Um comentário em “Tudo o que você ouviu sobre a gastronomia italiana é verdade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s