Metrô de Nova Iorque: como lidar

Nova Iorque é uma cidade maravilhosa para quem curte bater perna. De verdade. Ela é plana, compacta e possui um meio de transporte para dar apoio às caminhadas maravilhoso: o metrô, principalmente em Manhattan e no Brooklyn.

Mas é preciso ficar ligadinho: ele pode ser muito sacana com quem não está acostumado – passam várias linhas na mesma plataforma, alguns são expressos… por isso aqui vai um mini-guia para que você não se perca (tanto!) entre uma linha e outra.

mapa do metro de ny

 – O metrô de Nova Iorque é uma sopa de letrinhas 

Eu moro em São Paulo, e por aqui nós estamos acostumados a chamar as linhas do metrô e do trem pela cor. Nova Iorque também tem um mapa bem coloridinho, mas é preciso ficar atento ao número e letras de cada linha – não importa se todas elas forem, sei lá, vermelhas. Alguma hora elas VÃO SE SEPARAR e você vai parar onde não quer. Então lembre-se: letras e números, não cores.

– Algumas linhas passam pelas mesmas estações, mas preste atenção

Pegue, por exemplo, as linhas de cor vermelha – 1, 2 e 3. Elas seguem o mesmo caminho por boa parte do trajeto, mas isso não quer dizer que todas elas PARAM nas mesmas estações. Algumas são linhas expressas que pulam algumas paradas; outras, as locais, param em todas. Por exemplo: você pode pegar todas para ir à Penn Station, mas só a 1 para no Lincoln Center. Fique atento a isso.

– As linhas vão se separar e você não quer parar no lugar errado, né?

Uma historinha: na primeira vez em que fui para Nova Iorque, queria passar na Universidade de Columbia. Para chegar lá, é preciso pegar a linha 1, mas é claro que eu peguei uma das outras duas linhas (2 e 3) que também fazem parte do grande traço vermelho que cruza o lado esquerdo da ilha. Resultado: desci na estação errada e, bom, eu não tinha smartphone na época, então precisei usar o método analógico: perguntar para as pessoas (e às vezes a comunicação não era tão fácil…). Tudo bem, voltar para o caminho que você queria seguir não é tão difícil hoje em dia, mas ninguém quer sair do metrô e dar de cara com algo totalmente diferente do que esperava, não é?

– Várias linhas passam por uma mesma plataforma

Fique atento à letra indicada no trem e à voz do alto-falante: talvez você queira ir para Coney Island e precise pegar o trem N; talvez na mesma plataforma também passe a linha R, que segue um caminho parecido; talvez você esteja distraído e entre no trem R; talvez você vá parar em Bay Ridge, não em Coney Island.

Então preste atenção ao nome daquele trem. Porque talvez ele não seja exatamente o que você está esperando.

– Analise bem o mapa do metrô e preste atenção por onde as linhas passam

Assim, e por acaso você pegar a linha errada, vai perceber razoavelmente rápido para decidir o que fazer – porque Bay Ridge realmente parece ser uma gracinha, então talvez você queira trocar o passeio por Coney Island para passear por lá.

 

Resumindo, amores:

– algumas linhas são expressas e pulam estações; outras são locais e param em todas;

– várias linhas têm a mesma cor e seguem o mesmo trajeto, mas alguma hora elas se separam. Então preste atenção na sopa de letrinhas;

– várias linhas passam por uma mesma plataforma. Fique atento.

 

Dê uma olhada no site da MTA para mapa, infos sobre o funcionamento das linhas, etc. A página da Wikipedia sobre o metrô de Nova Iorque também explica bastante sobre a organização das linhas e é interessante para quem quer entender mais sobre elas.

Por fim, fica o aviso: cuidado com o vão entre o trem e a plataforma.

Escrito por

Carioca apaulistada, jornalista, 26 anos. Gosta de escrever, viajar e um monte de outras coisas que não caberia nessa descrição.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s